Black is King Cinema

Marte Um - um filme tipicamente brasileiro na disputa para uma vaga no Oscar 2023

setembro 06, 2022Cacau dos Santos


Gol do Brasil! Digo, filme... digo... aaaah vocês entenderam. ✊💚💛

O longa “Marte Um“ foi escolhido como o representante do Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional 2023, e a informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.


O filme mineiro, dirigido por Gabriel Martins, já vem se destacando aqui na terrinha e levou Kikitos de melhor longa na avaliação do júri popular, prêmio especial, melhor roteiro e melhor trilha musical. Ele também conquistou o prêmio especial da categoria longas brasileiros, melhor roteiro e melhor trilha musical (assinada por Daniel Simitan) no Festival de Cinema de Gramado.

O drama retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas da filha mais velha, Eunice, e do caçula Deivid, que quer deixar o futebol para virar astrofísico e ir à Marte.


O filme marca a estreia de Gabriel Martins em um longa solo. O primeiro filme do diretor de 34 anos, "No coração do mundo", foi em parceria com Maurilio Martins. E pela primeira vez no Brasil um filme de um diretor negro é escolhido para representar o país na maior premiação do cinema mundial. Caso seja indicado, Gabriel Martins será o quarto diretor negro a ter um filme indicado na categoria da história do Oscar. Os outros foram: Rachid Bouchareb (indicado por Days of Glory, Dust of Life e Outside the Law), Abderrahmane Sissako (Timbuktu) e Ladj Ly (Les Miserables).

No elenco, estão Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorín, ex-jogador de futebol da seleção argentina e do Cruzeiro. 

“Marte Um” está em cartaz nos cinemas de todo o país e vale (muito) a pena ser prestigiado pelo público. Seguimos na torcida pela indicação ao Oscar.🤞🏾



RELACIONADAS

0 comments

Cacau dos Santos

©2015-2023 - Todos os direitos reservados.
As imagens de filmes, séries, gifs e etc que você vê nesse blog, são de marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Sobre a série

Projeto com conteúdo 100% autoral, baseados em situações que ocorreram em minha vida. Alguns personagens são fictícios, outros tiveram seus nomes e características físicas alterados para preservar a identidade real dos envolvidos.

Formulário de contato