featured Reflexão

Menstruei Parte 2

março 13, 2023Cacau dos Santos

 

Menstruei. 

Acontece com todas as mulheres... bom, com a maioria em uma certa idade. E aconteceu comigo, como acontece todo mês, a cada 26 dias. Só que dessa vez eu fiquei tão feliz! :)

Não que eu estivesse angustiada ou atrasa, mas é que essa menstruação veio junto com uma notícia que eu venho aguardando a muitos ciclos atrás: a gratuidade de absorventes à população vulnerável. A Medida está entre as anunciadas pelo presidente Lula (sim, eu fiz o L pra isso), e cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa que prevê investimento de R$ 418 milhões por ano.

A compra desses absorventes serão distribuídos pelo SUS e será feita de forma centralizada pelo Ministério da Saúde. E esse projeto é todo voltado a todas as pessoas que menstruam, incluindo mulheres cisgênero, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e intersexo. Além do público mais vulnerável, de acordo com critérios do Bolsa Família e do Cadastro Único, incluindo estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema. Também serão atendidas pessoas em situação de privação de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas. 

Pode parecer bobagem mas isso é muito importante para quem menstrua, e vai fazer uma diferença absurda na vida de muitas pessoas. Nunca vou me esquecer do dia em que fiquei menstruada e não tinha dinheiro suficiente para comprar 1(um) pacote de absorventes. Só me vinha na cabeça que, se naquele momento eu quisesse ter uma relação sexual segura, teria acesso a camisinhas no posto de saúde mais próximo. Agora, eu precisando de um absorvente, que é uma necessidade básica, isso já não me seria oferecido. Quer dizer... muito louca essa parada! Não que camisinha não seja importante, óbvio que é. Mas menstruação é uma coisa certa que sempre acontece, já sexo é relativo e varia. Então por que camisinhas eram distruibidas gratuitamentes mas absorventes não?

Muitos questionamentos foram levantados nos últimos anos não só por mim mas por muitas pessoas. Ainda bem! E exigências foram feitas de diversos lados, e após muitos anos de briga (e 4 anos de um governo que desmeria nossas necessidades), eis que finalmente estamos vendo as coisas fluírem. Já era hora!

“(É necessário) respeito em todos os espaços que elas queiram ocupar, seja no trabalho, em locais públicos, na política ou dentro de suas próprias casas. Respeito que nós lutamos para construir quando governamos este país. Respeito que faltou ao governo anterior quando optou pela destruição de políticas públicas, cortou recursos orçamentários essenciais e chegou a estimular, de forma velada, a violência contra as mulheres. Tenho a satisfação de dizer a vocês que finalmente o Brasil voltou”, disse o presidente Lula.

Que bom que o Brasil voltou! E que volte em muitos outros pontos, também. Que volte para muitas outras questões. E vocês não sabem o alívio que é poder menstruar em paz, tendo em conta que se eu tiver dinheiro para comprar 1(um) pacote de absorventes, bem. Se não tiver, poderei adquiri-lo gratuitamente num posto mais próximo. 

Afinal menstruar acontece com todas as mulheres... bom, com a maioria em uma certa idade.  E tá tudo bem. Vai ficar bem :)




RELACIONADAS

0 comments

Cacau dos Santos

©2015-2023 - Todos os direitos reservados.
As imagens de filmes, séries, gifs e etc que você vê nesse blog, são de marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Sobre a série

Projeto com conteúdo 100% autoral, baseados em situações que ocorreram em minha vida. Alguns personagens são fictícios, outros tiveram seus nomes e características físicas alterados para preservar a identidade real dos envolvidos.

Formulário de contato