Design Pessoal

Open to Work & aquela sensação de desgate e fracasso

março 09, 2023Cacau dos Santos

É unânime: todo mundo que eu conheço e que atualmente está procurando emprego, se sente desmotivado. É só abrir o LinkedIn, ou qualquer outra rede/site/plataforma de anúncios de emprego, para a bad bater. O brilho vai sumindo instantaneamente e não há Hakuna Matata que dê jeito.

"Aaah você tá exagerando". Tô mesmo? Meu chapa você já deu uma olhada nas descrições das vagas disponíveis? Não? Então vem comigo nessa thread que eu explico o que tá acontecendo 👇

Vou tomar como exemplo a minha área, que fica melhor de explicar o rolê: Sim, eu sou formada em Design (Gráfico/Digital). Não ria, por favor. Pra início de conversa, essa é uma profissão extremamente desvalorizada no Brasil, o que é bizarro porque ela é essencial para a criação e manutenção da identidade de uma marca e/ou empresa. Até para algo simples, como revelar uma foto em uma gráfica, o design e designer se fazem necessários. Mas ainda assim, essa carreira é vista como "profissão de sobrinho" ou "é fácil, é só saber photoshop", e até pior, "pra que um designer se eu tenho o Canvas"... AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH! 🤬

"Inumano isso."


Abrindo um rápido parêntese: Se o Canvas existe, é porque tem um designer por trás dele, então esse profissional se faz necessário, sim. Fecha parêntese.

Bom, você entendeu, não é fácil conseguir emprego nessa área e quando conseguimos, as exigências são absurdas! Misturam-se carreiras mas paga-se apenas por uma. Às vezes pedem por três, quatros e até mais qualificações - Designer & Web Designer & Motion Design & Social Media & ETC e Tal - mas todas camufladas de DIFERENCIAL. E quando se paga ainda é 1 (um) sálario mínimo! O estagiário de direito dá gargalhadas quando vê os nossos benefícios. E parece que a regra se aplica a outras carreiras semelhantes, então você que não é designer já deve ter esbarrado em algo parecido pelos anúncios de LinkedIn da vida, certo?... É complexo isso, pra não dizer broxante. E ouso até dizer que procurar emprego tá mais broxante que procurar um amor em app de relacionamento.

Mas não há muito o que fazer e nem pra onde fugir a não ser se lapidar e corresponder a certas espectativas. Nos permitimos estudar algo a mais, sair um pouco da nossa zona acadêmica, esprememos até o bagaço da laranja e mesmo assim, parece não ser o suficiente. E é aí que começa o estresse.

"Isso desalinha a p#rra do meu chakra."

Até que a tão desejada vaga aparece. A Vaga! É levantar as mãos para o céu e agradeçar por isso! E ela não poderia ter vindo em melhor hora. As contas já estão começando a acumular, o dinheiro reserva tá só no cheiro e o máximo de luxo que você tá podendo se dar é comprar uma casquinha de bauninhha na sorveteria da esquina. Casquinha essa que já foi barata, era R$1,50 e hoje tá R$3! Mas voltando, tu vê A Vaga, agradece e clica no botão "Candidatar-se" e eis que você é automaticamente levado para uma plataforma que faz até os mais fortes tremerem: a Gupy. Sério, escorre 1(uma) lágrima do fundo dos olhos quando a gente se dá conta de que o processo inicial é todo por lá. Por que DEOS? Por que? E assim, me desculpem os #Hiring mas há mesmo a necessidade do processo seletivo ser por lá? Porque nós cadidatos erámos tão felizes quando bastava enviar o CV + link do portfólio + pretensão salarial para o e-mail do RH... 

Aliás, abrindo um segundo e rápido parêntese: Um beijo na boca de quem inventou a Candidatura Simplificada no LinkedIn. Você sim é uma pessoa de bom coração. Fecha parêntese.

E as perguntas da ficha de cadastro? SEM OR! 🙄 São umas coisas tipo:
Qual sua orientação sexual?
É a favor ou contra o cream cheese no sushi?
Achas que The Last os Us é o novo Game of Thrones?
Pra entender o Erê tem que tá moleque?

Mermão mil desculpas mas isso é mesmo necessário ou você está se aproveitando de um processo seletivo para filtrar as pessoas e contratar não um bom profissional mas um ser humano que lhe agrade? Porque tá me parecendo ser a segunda opções (e o ranço que eu tenho quando me perguntam se eu gosto ou não de PPK? No que é que isso vai influenciar no meu trabalho?!).

"...eu tenho mesmo de responder essa questão?"


Só nessas primeiras etapas já vai baixando um desgate emocial, mas o ser humano desempregado tira forças do âmago porque PRE-CI-SA desse trampo. E é A Vaga. Então você responde pergunta por pergunta e pensa "Foi!". Né? Foi nada, palhaço! Passada a fase 1, vem o Teste de Matemática, seguido do Teste de Português e do Teste de Racíocino Lógico. Praticamente uma prova da quarta série aplicada pela Professora Lúcia Helena. Isso quando eles não pedem pra fazer o Teste no 16 Personalities para terem a certeza absoluta de que você não é um psicopata ou uma Miranda Priestly ou as duas coisas não necessariamente nessa ordem. Você fica até se perguntando: Será que eu tô concorrendo a uma vaga como Designer na Casa Branca? Porque é tanto teste, tanta etapa, tanta burocracia... tá, né. 

Testes feitos, aí vem a angustia da espera que, às vezes, leva-se dias, sepá semanas. E se torna inevitável não olhar a caixa de e-mail de 1(uma) em 1(uma) hora e a cada toque do celular, atender com o coração disparado para se decepcionar com uma gravação de alguma operadora querendo saber se você é o Eusébio Flores? AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH! 🤬

"Só para, por favor!"


Aí a angústia vira frustração, e você fica se perguntando "Será que meu currículo não é tão bom assim? Será que eu não estou a altura da vaga?". Te digo desde já que sim, você é bom, o problema é que tem outras pessoas tão boas quanto você e que estão mais na m8rda do que você! E é com essa galera que você tá disputando A Vaga. Aja paciência, resiliência e fé pra aguardar ser selecionado para uma entrevista. Sim, porque nessas horas a gente apela até para as nossas crenças, mesmo se você for um Jedi, discipulo de Obin Wan Kenobi. "Que São Luke Skywalker e Mãe Leia me ajudem e que a força esteja comigo".

E eis que você é chamado para uma entrevista! Parece até um sonho de tão surreal! Sim, porque ser chamado para uma entrevista de emprego é o mesmo que ganhar na loteria.

"Um brinde ao meu sucesso."


Você se sente um capeão e vai com tudo na hora de bater aquele papo com o seu futuro gestor. Com certeza será uma conversa virtual então vai e baixa o app do Google Meet. Depois com calma, prepara aquele cantinho da casa que é considerado o mais bonito e bem iluminado (geralmente com um quadro geek na parede e uma plantinha ao fundo pra dar um ar de pessoa nerd mas cool). Veste sua blusa social branca de marca, capricha na make ou no filtro, se posiciona estrategicamente na frente da câmera e chega a entrar 10 minutos antes na sala de reunião pra mostrar que é uma pessoa focada e disciplinada, afinal é preciso deixar uma boa impressão de cara. E a reunião começa, você sorri, tenta dar as melhores respostas possíveis, faz bonito diante da câmera e ao final, parece que o jogo tá ganho! A Vaga é sua, certo? Né bem assim não, palhaço! 

Aí vem mais dias, sepá semanas de espera pelo resultado dessa entrevista. E quando você se dá conta já está na metade do mês, e as contas ali esperando para serem pagas. E é nesse ponto que você começa a ficar desesperado. Caramba que odisseia! Se você for chamado para a etapa final, que é a do Teste Prático, considere-se um vencedor! Porque tem uma galera que nem isso, morre lá atrás nos testes da professora Lúcia Helena. Mas você chegou até aqui, até o Teste Prático, o que prova que você é mesmo p1ca!

E o que é o teste? Coisa simples, só a criação de uma demanda que deveria ser passada para um funcionário fixo mas eles vão dar pra você fazer porque assim eles já unem a fome com a vontade de comer: te analisam e matam uma demanda. Porque sim, seu teste vai ser utilizado por eles e até enviado para um cliente. Tu faz um job de graça, tudo em nome dA Vaga.

"Safados! Se aproveitando da minha vontade de fazer parte da equipe!"


Teste realizado, toma-lhe mais chá de espera. É, o processo seletivo é longo e exaustivo. 😓 Aqui a tua bateria física e emocial já tá em 10%. Você tenta se manter otimista mas bem lá no fundo só quer que isso acabe logo e que a resposta, seja ela positiva ou negativa, seja dada o quanto antes para saber de uma vez por todas se você vai ou fica? Should I Stay or Should I Go?

E quando essa odisseia parecia que não ia mais ter fim, chega a tão desejada resposta. E é um grande e sonoro "Muito obrigado(a) por sua participação no processo seletivo. Após análise das etapas do processo, optamos por não seguir com a sua candidatura neste momento. Desejamos sorte na sua busca!"... resposta mais padrão que homem branco hetero na balada, usando look Reserva e segurando uma long neck. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!

1 mês pra isso, para os caras te descartarem com um e-mail automático. É de fazer o 🆒 cair da 🍑.

E como é que você sai desse rolê? Se sentindo um fracassado. Mesmo que no fundo, você saiba que não é, mas é assim que você está se sentindo agora. E tudo bem, sair de um processo seletivo sem sequelas, é coisa rara hoje dia. Não deveria mas é. 😔

É unânime: todo mundo que eu conheço e que atualmente está procurando emprego, se sente desmotivado. É só abrir o LinkedIn, ou qualquer outra rede/site/plataforma de anúncios de emprego, para a bad bater. O brilho vai sumindo instantaneamente e não há Hakuna Matata que dê jeito.

E abrindo um terceiro e rápido e último e desbocado parêntese: ...TáKiTáShit, véi.

"Pra mim deu. Vou virar TikToker."


RELACIONADAS

0 comments

Cacau dos Santos

©2015-2023 - Todos os direitos reservados.
As imagens de filmes, séries, gifs e etc que você vê nesse blog, são de marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Sobre a série

Projeto com conteúdo 100% autoral, baseados em situações que ocorreram em minha vida. Alguns personagens são fictícios, outros tiveram seus nomes e características físicas alterados para preservar a identidade real dos envolvidos.

Formulário de contato