Cinema Cultura

Descobertas na Netflix: Solteiramente (Seriously Single)

agosto 30, 2020Cacau dos Santos

Hoje eu quero falar sobre ‘Solteiramente’ (Seriously Single), comédia Sul-Africana original da Netflix que foi massacrada pela crítica por ser um filme exagerado e até espalhafatoso, mas que eu curti e decidi dar os devidos créditos já que ele trata de um assunto que até hoje é tabu na vida de muitas mulheres: a solteirice.

"Aí amiga, eu te amo mas não era bem com você que eu queria estar dividindo a cama agora."


A trama gira em torno de Dineo (Fulu Mugovhani), uma linda mulher de 30 e poucos anos e que sonha em se casar, mas leva um mega fora bem no Dia dos Namorados! Com isso, ela vai morar com sua melhor amiga Noni (Tumi Morake), que a convence de curtir a vida de solteira ao extremo. Mas Dineo não para de pensar em quão frustrante é o seu atual status, e não demora muito e ela se envolve com Lunga (Bohang Moeko), o típico bonitinho mas ordinário. E o que parecia ser o início de uma linda história de amor, vira um pesadelo quando Dineo descobre que o safado está de casamento marcado com outra mulher!

Daí em diante é só dramalhão embalado por altas doses de bebidas e falas cômicas, e algumas situações forçadas e até bizarras! E as atuações também não ajudam muito, são bem exageradas e às vezes os personagens agem como adolescentes mas são tudo burros-velhos com seus boletos pra pagar. Mas o que mais incomoda é o romance sem sal e sem tempero entre Dineo e Lunga. Fica muito na cara que ela não gosta dele mas insiste em fazer dar certo algo que já nasceu fadado ao fracasso. Fora que Lunga também não gosta de Dineo e só a usa para tampar um buraco deixado pela ex. É o famoso "É o que tem pra janta, melhor que passar fome".

Quem nunca insistiu num boy lixo, né mesmo!

E então você me pergunta: Como que isso pode ser um achado?!

E eu respondo, o filme vale pelos seus momentos de reflexão, principalmente quando Noni manda a real na cara de Dineo, real essa que vale para muitas mulheres: afinal você quer mesmo encontrar alguém ou só não consegue e nem quer viver sozinha? Você tá mesmo a fim de viver um grande amor ou só não quer ser a solteirona do grupo? Tem tanto pavor de nunca subir ao altar que aceita se relacionar com aquele boy lixo que é incapaz de te respeitar?!

Mana, cadê o amor próprio?!

Outro ponto importante que ´Solteiramente´ aborda é a cobrança imposta a uma mulher de ter de se casar antes dos 30, senão ela é considerada uma infeliz. Como se felicidade só fosse dado à aquelas que sobem ao altar. Faz favor...

Quantas vezes você não deve ter se cobrado como Dineo se cobrou? E quantas mulheres, muitas até nossas amigas, não se prendem num patético relacionamento mas se recusam a terminar e seguirem suas vidas porque não querem serem vistas como "a que fracassou" no amor. Tão triste e tão atual e tão real. E estamos em 2020, já com os pés em 2021, hein!

Verdade seja dita, Noni pode até ser a amiga porra-louca da história, mas é a porra-louca mais sensata que você verá numa produção original da Netflix. E se não fosse por ela, talvez Dineo ia sair por aí cometendo mais merdas.


Noni, um exemplo de BFF: leal, sincerona e pau-pra-todo-rolê!

E o desfecho desse original Netflix surpreende de maneira positiva! Mas daí eu paro com os spoilers e te desafio a assistir ao filme pra saber o que acontece. Porque sim, ele vale a pena ser assistido por trazer o olhar de outra cultura, e por fazer refletir sobre os problemas sociais e emotivos comuns, além da busca do autoconhecimento e da autoafirmação.

Resumindo, ‘Solteiramente’ pode não ser o melhor filme de comédia romântica e nem uma obra prima do cinema, mas vale pela mensagem final: TE AME!

Merece quantas estrelinhas? ⭐⭐

{FILME}

RELACIONADAS

0 comments

Cacau dos Santos

©2015-2023 - Todos os direitos reservados.
As imagens de filmes, séries, gifs e etc que você vê nesse blog, são de marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Sobre a série

Projeto com conteúdo 100% autoral, baseados em situações que ocorreram em minha vida. Alguns personagens são fictícios, outros tiveram seus nomes e características físicas alterados para preservar a identidade real dos envolvidos.

Formulário de contato